como gravar no celular

10 Dicas incríveis de como gravar vídeos no celular

Pretende começar uma carreira como produtor de conteúdo para a internet, mas não possui uma câmera profissional? Não se preocupe: com alguns cuidados, é possível gravar vídeos com o celular e alcançar resultados incríveis!

Atualmente, existem diversos modelos de smartphones com tecnologia e características técnicas surpreendentes, que permitem a gravação de vídeos em excelente qualidade. Porém, mesmo com os modelos mais simples, basta seguir alguns passos para ter um resultado bem legal. Então, acompanhe nossas dicas e arrase no YouTube!

 

1 - Tudo começa na pré-produção

Quem trabalha profissionalmente com criação de vídeos conhece bem a fase de pré-produção, que é tudo o que acontece antes começar a gravar. Ela é importantíssima para garantir a qualidade do material. Essa fase inclui:

  1. Roteirização – é o preparo do conteúdo que será mostrado no vídeo. Pense sobre o que você quer falar e anote os pontos principais, de forma que sua fala (ou o que for acontecer no vídeo) siga de forma lógica e natural. Capriche na introdução, para captar a atenção do seu público logo nos primeiros segundos!

  1. Equipamentos – antes de apertar o “rec”, tenha certeza de quem todos os equipamentos estão em ordem e prontos para serem utilizados. O celular está com a bateria carregada? Há espaço suficiente na memória para armazenar tudo o que será gravado? As lâmpadas do estúdio estão com bom funcionamento? 

  1. Limpeza da câmera – as câmeras profissionais, geralmente, possuem proteção para as lentes, o que as mantêm perfeitas para uso a qualquer momento. Já os celulares, não. E, como utilizamos as mãos no aparelho o tempo todo, é comum que as lentes fiquem sujas e engorduradas, atrapalhando a imagem captada. Então, lembre-se de usar um pano macio para deixar sua câmera limpinha!

 

2 – Preparando seu cenário

É preciso pensar com cuidado no que estará ao fundo do seu vídeo. É interessante que seu cenário se relacione com o assunto do seu canal.

Por exemplo, se você fala sobre saúde, o cenário pode ser mais sóbrio, com cores claras, livros ou quadros relacionados ao assunto. Porém, um canal sobre games pode usar cores mais fortes, miniaturas e pôsteres de jogos.

 

Também é importante escolher um local com incidência de luz natural e sem ruídos, mas falaremos mais sobre isso nas dicas sobre áudio e iluminação, acompanhe!

 

3 - Áudio com qualidade é essencial

Um áudio ruim pode prejudicar e até arruinar a qualidade do seu vídeo. Portanto, dê atenção especial a esse tópico.

Escolha um local tranquilo para a gravação, evitando espaços abertos ou muito barulhentos. Vale estar atento a ruídos que podem prejudicar a gravação, como o som do vento, carros passando ou o barulho do ar condicionado, por exemplo.

Ambientes vazios, com poucos móveis, podem gerar ecos no áudio. Isso pode ser amenizado com tapetes no chão, almofadas e colchões nas paredes. 

Certifique-se também de que o áudio da gravação não será abafado porque o microfone do celular está coberto pela sua mão ou qualquer outro elemento físico. 

Se pretende investir mais no segmento, pode pensar em adquirir microfones para melhorar a captação de áudio e em revestimento antirruído nas paredes.

 

4 – Iluminação com aspecto profissional

É essencial que você esteja atento ao nível de iluminação do espaço. Um local muito escuro pode prejudicar a visualização, assim como a luz em excesso pode “queimar” a imagem.

A luz natural é sempre a melhor opção – e também a mais barata. Então, se for possível, grave durante o dia e de frente para uma janela, para manter seu rosto bem iluminado.

Procure ângulos onde não há incidência de muita luz direta sobre o que será filmado, tomando cuidado com as sombras. Você pode utilizar um rebatedor: cubra um pedaço de papelão com papel alumínio e coloque-o do lado oposto da luz. Assim, ele redistribui a iluminação, clareando pontos de sombra.

Se a luz natural não for suficiente, uma opção bem em conta são as ring lights, aquelas luminárias em forma de círculo que fornecem uma boa iluminação.

 

5 - Formato paisagem ou formato retrato?

O formato de gravação do seu vídeo depende do lugar onde ele será publicado. Se está gravando para o YouTube, por exemplo, o ideal é gravar com o celular deitado, em formato paisagem.

Porém, se o destino da gravação será o Reels do Instagram ou o TikTok, os vídeos deverão ser gravados com o celular em pé, no formato retrato.

 

6 – Estabilidade é tudo

Um vídeo estável é essencial, pois imagens tremidas causam desconforto em quem assiste – e ninguém quer seu público largando o vídeo pela metade. Então, segure o dispositivo com as duas mãos e mantenha o cotovelo sempre rente ao corpo, com os pés firmes no chão. 

Outra opção bacana é apostar em um tripé para smartphone! É possível encontrar diversos modelos em lojas de e-commerce a um preço bem acessível. 

 

7 – Configure a câmera do seu celular

As câmeras de celular são configuradas para se ajustarem à iluminação automaticamente. Isso é ótimo para fotos, mas pode prejudicar seu vídeo.

Então, acesse as configurações de sua câmera e troque o modo automático pelo modo manual, alterando as configurações de ISO e do obturador para obter a melhor captação de imagem. Desligue também o foco automático.

Dica extra: já que estamos mexendo nas configurações, aproveite para deixar seu celular no modo avião. Afinal, você não quer receber chamadas durante a gravação do seu vídeo, não é?

 

8 – 1, 2, 3, gravando!

No momento da gravação, evite ficar olhando para o visor do celular. Mire seu olhar na câmera – assim, seu público vai sentir que você está olhando diretamente para ele. 

Fale de maneira calma e pausada, pronunciando bem as palavras e, se o assunto permitir, tente sorrir – isso gera empatia com quem está assistindo.

Não se preocupe com erros ou pausas longas, isso pode ser retirado do vídeo na edição. Se errar, apenas respire e retorne ao roteiro.

E por falar em roteiro, utilize-o como um guia, mas evite apenas ler o que está escrito, pois o resultado final não ficará natural.

 

9 – Agora é hora da edição

Com o vídeo pronto, parta para a edição! Você pode utilizar aplicativos de celular disponíveis nas lojas para IOS ou Android para retirar os erros e pausas longas, deixando o vídeo bem mais dinâmico. Esses aplicativos, geralmente, permitem também a aplicação de filtros para correção de cor e a inserção de textos.

Caso opte por colocar música no seu vídeo, tenha muito cuidado com as políticas de direitos autorais vigentes, pois usar músicas protegidas por copyright pode fazer seu vídeo ser derrubado de algumas plataformas. Existem alguns sites que disponibilizam sons e músicas de uso gratuito e permitido – uma das opções mais conhecidas é a Biblioteca de Áudio do YouTube

E lembre-se de exportar seu vídeo na melhor qualidade possível!

 

10 – Agora é só publicar

Pronto, agora você já sabe como gravar vídeos no celular e pode arrasar como criador de conteúdo!

Não esquece de voltar aqui e contar pra gente como foi sua primeira gravação, vamos adorar conhecer seu canal!